Decidimos então organizar uma aula de campo ás Sete fontes que outrora foram siema de abastecimento da cidade de Braga, apresentamos também um power point com as fontes da cidade, e onde realçamos o Rio que nela passa, o Rio Este.
Sete Fontes
As Sete Fontes localizam-se na freguesia de São Vitor, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Constituem-se num antigo sistema de abastecimento de água à cidade.
História
As Sete Fontes remontam à época da invasão romana da península Ibérica, nomeadamente da fundação de "Bracara Augusta", como testemunham algumas escavações arqueológicas.
O atual sistema foi construído por ordem do então Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, no século XVIII.
Ao assumir o cargo, como uma das suas primeiras medidas, D. José de Bragança logo no dia 21 de agosto de 1703 foi "pedir esclarecimentos à Câmara do estado dos muros da cidade e sobre o estado do fornecimento da água".[1] À época já haviam sido descobertos vários mananciais de água potável no atual lugar das Sete Fontes e em Montariol.
A exemplo do seu irmão, João V de Portugal, que mandara construir em Lisboa o Aqueduto das Águas Livres, D. José determinou que, em Braga, a partir daqueles lugares, se iniciassem as obras de Engenharia Hidráulica necessárias para trazer a àgua até à cidade.
A obra abasteceu Braga até 1913, quando a água do rio Cávado chegou até aos reservatórios de Guadalupe.
Ainda hoje existem casas onde a água das Sete Fontes chega, numa forma de antigo Direito chamada "penas de água" (medida do diâmetro datorneira).
A maioria das fontes, fontanários e chafarizes da cidade ainda são abastecidas por este sistema.
Caracteristicas
O nome atribuído ao rio deve-se ao facto de nascer num vale a Este de Braga, conhecido por vale de Este. Nasce a Este de freguesia deSão Mamede de Este no concelho de Braga, entre a Serra do Carvalho e a Serra dos Picos. Passa em Braga, Cambeses, Nine eMinhotães e entre as freguesias de Rates e Balasar na Póvoa de Varzim para desaguar na margem direita do rio Ave, 4 km acima de Vila do Conde, na freguesia de Touguinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário